GASTRONOMIA COMO CULTURA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PICADINHO CARIOCA

Michele de Aguiar Goebel, Felipe de Castro Caffini, Patricia Maia do Vale Horta, Yury Tom Keith Ferreira Feliciano, Mariana de Alencar Souza

Resumo


Nesse artigo será apresentado uma releitura do picadinho carioca, será falado sobre o conceito e origem do prato. Com suas bases sendo arroz branco , banana , farofa, carne picada e ovo. A gastronomia representa a identidade de diferentes povos, algumas comidas são consideradas Patrimônio Cultural Imaterial, pois têm relevância no contexto histórico de um determinado espaço geográfico. Sendo assim, o turismo é impulsionador da cultura de um determinado local através de sua gastronomia (MORAIS, 2012). Em 2015 foi sancionada uma lei que estabelece no âmbito do estado do Rio de Janeiro, o marco referencial da gastronomia como cultura com a finalidade de dar visibilidade e fortalecer o modo de vida e as práticas alimentares das populações tradicionais, os saberes enraizados no cotidiano; as atividades produtivas, comerciais, culturais, educacionais e artísticas, que decorrem da relação com a comida, a sociedade e o território. A gastronomia é cultura material e imaterial, reconhecida como patrimônio de grupos familiares, imigrantes, migrantes, povos e comunidades tradicionais, como os indígenas, os quilombolas, as comunidades de matriz africana ou de terreiro, os extrativistas, os caiçaras e os pescadores artesanais (RIO DE JANEIRO, 2015, on-line).

“A compreensão dos hábitos alimentares faz da comida típica de uma região uma verdadeira representação de suas tradições, despertando um sentimento de apropriação, que faz com que a comida adquira as características e influências de seu país” (REINHARDT, 2007, p. 3). O município do Rio de Janeiro é considerado um grande local turístico. De acordo com a Companhia de Turismo do Estado (TURISRIO, 2012) o crescente número de turistas que desembarca na cidade se depara com grandes encantos naturais, riqueza cultural e hospitalidade, associada às possibilidades de visitar cartões postais mundialmente conhecidos e famosos. Além disso, o turista pode aproveitar a vida noturna e a gastronomia da cidade se deliciando com maravilhosos pratos em barzinhos e restaurantes. Quais são as técnicas simples utilizadas na cozinha carioca em restaurantes e bares populares que agregam sabor e personalidade aos pratos? O objetivo deste trabalho é demonstrar as técnicas simples e populares da cozinha carioca que definem o seu picadinho, realçando os elementos que compõem e dão sabor ao prato na simplicidade da gastronomia local.


Texto completo:

PDF

Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.14001886


Apontamentos

  • Não há apontamentos.