AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA LOCKEANA PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO

JULIANO HENRIQUE DE PAULA

Resumo


No âmbito filosófico, o empirista John Locke dedicou-se à reflexão sobre as mudanças ocorridas em seu tempo, o século XVII, com a finalidade de auxiliar os indivíduos a situarem-se como seres sociais adaptados a um mundo novo. Dessa forma, o presente trabalho trata das contribuições de Locke para a educação integral do futuro gentleman, para que este fosse capaz de enfrentar o mundo em mudança com um olhar diferente. Tendo como base teórica a obra lockeana Alguns pensamentos sobre a educação (2019), além de obras e textos de historiadores e comentadores do autor em questão, foi objeto de reflexão o princípio lockeano que afirma ser a mente humana, ao nascer, como uma folha em branco na qual a experiência inscreve as primeiras ideias. Foram tratadas também as críticas ao racionalism o, de modoespecial ao inatismo e, em seguida, situado e sinalizado o destinatário da educação lockeana, o papel dos pais e preceptores na formação do gentleman e a proposta metodológica de educar pelo hábito. Os resultados da pesquisa foram analisados na
ótica da educação contemporânea, contemplando as prescrições deixadas pelo referido autor.


Palavras-chave: Locke. Inatismo. Conhecimento. Gentleman. Hábito.


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