A FLOR, A LARANJA E O CAFÉ: O florescer brasileiro

Priscila Felippe LUCAS, Felipe de Castro CAFFINI, Patricia Maia do Vale HORTA, Ricardo Vieira SOARES

Resumo


A gastronomia brasileira é uma fusão de culturas, aromas e sabores que refletem a diversidade e a riqueza do país. Entre os ingredientes que se destacam nesse cenário gastronômico, encontram-se o café, a laranja e a flor de laranjeira. Segundo Mastello et al. (2018), o Brasil é o maior produtor e exportador de laranja doce (Citrus sinensis) no mundo, com uma produção de 19,2 milhões de toneladas em 2017, representando 90% do mercado de exportação de suco de laranja (EMBRAPA, 2019). O café, por sua vez, é uma das principais commodities de exportação do Brasil, com o país liderando a produção mundial, conforme afirmado pela Embrapa (2024). Embora a laranja seja uma fruta icônica na culinária brasileira, seu potencial vai além do consumo in natura. Teixeira (2019, p. 89) destaca que "a laranja pode ser utilizada na fabricação de geleias, sucos, bolos, sorvetes e doces em geral". Já a flor de laranjeira, embora menos comum na culinária brasileira, oferece um potencial gastronômico interessante. Conforme mencionado por Cascudo (2016), a água de flor de laranjeira é utilizada para perfumar doces e massas. A relação do café com a cultura brasileira remonta séculos atrás. Desde suas primeiras exportações em 1732, o café se estabeleceu como uma parte essencial da identidade nacional (CASCUDO, 2016). Ao longo dos anos, o café gradualmente se tornou uma bebida cotidiana em todos os estratos sociais (CASCUDO, 2016). Além disso, o café é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, como evidenciado pelos resultados do Inquérito Nacional de Alimentação (RODRIGUES, 2022). Diante desse cenário, surge a problemática: como é possível criar uma sobremesa que englobe produtos de exportação do Brasil, como o café e a laranja,juntamente com um ingrediente menos comum, a flor de laranjeira, explorando novas possibilidades gastronômicas? O objetivo é propor uma versão contemporânea dessa combinação, buscando proporcionar uma experiência sensorial aos consumidores.

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Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.13871719


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