VIAJAR E COMER EM GRANDE SERTÃO VEREDAS DE JOÃO GUIMARÃES ROSA
Resumo
Neste trabalho propõe-se, uma retomada da viagem na obra Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, por meio do prato filé mignon suíno com redução de rapadura e cachaça, chutney de marmelo e farofa de pequi. Para tal, foram realizados levantamento e análise de referências, sensações e emoções em torno do alimento presentes no livro. O artigo se estrutura a partir de uma breve biografia do autor, uma apresentação da obra, na qual são destacados os significados de sertão e de veredas. A partir do levantamento dos ingredientes, a confecção teve como objetivo criar um prato que representasse o alimentar no sertão mineiro descrito por Rosa. Para tal, buscaram-se, além da relevância e representatividade dos alimentos, técnicas de preparo que mantivessem a textura, a cor e o sabor de cada ingrediente. A escolha de uma apresentação que fosse representativa da obra também foi um dos objetivos a serem alcançados. O trabalho teórico foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica de livros e artigos acadêmicos, enquanto a pesquisa aplicada foi feita por meio da prática ao fazer o prato. Como resultado, foi obtido um prato que, de maneira visual e por meio dos outros sentidos, revaloriza os ingredientes citados no livro, proporcionando ao comensal, ao degustar, uma experiência do alimentar em Grande Sertão: Veredas.
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, Rubem. Cozinha. Correio Popular. Campinas, p. 1-1.19 mar. 2000. Caderno. Disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2017.
RUHLMAN, Michael. BRUNOISE. In: RUHLMAN, Michael. Elementos da culinária de A a Z: técnicas, ingredientes e utensílios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. p. 101.
_________. CHUTNEY. In: RUHLMAN, Michael. Elementos da culinária de A a Z: técnicas, ingredientes e utensílios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. p. 118.
FERREIRA, Idelvone Mendes. Cerrado: classificação morfológica de vereda. In: SIMPÓSIO NACIONAL CERRADO,9. SIMPÓSIO INTERNACIONAL SAVANAS TROPICAIS, 2. 2008, Brasília. Anais.... Brasília: Universidade Federal de Goiás, 2008. p. 1 - 134. Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2017.
LESSA, Bia. Afonso Arinos de Melo. In: ______. Instalação Grande Sertão Veredas. São Paulo: RR Donnelley Moore, 2006. Não paginado. Catálogo de Exposição, mar. de 2016, Museu da Língua Portuguesa.
MACHADO, Antônio. Cantares. In: ______. Poesia. Madrid: Alianza Editorial, 2012. p. 116.
NOGUEIRA JÚNIOR, Arnaldo. João Guimarães Rosa. Disponível em: . Acesso em: 08 mar. 2017.
ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. São Paulo: Nova Aguilar, 1994.
SANTANA, Ursulina Maria Silva. Ôôôô de Casa... Ôôôô de Fora... As cozinhas em Grande Sertão: Veredas e a partilha do alimento como hierofania nos gestos sertanejos. 2014. 112 f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, São Paulo, 2014.
SERTÃO. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2004. p. 1837.
VEREDAS. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2004. p. 2050.
VERGARA, Sylvia. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1998.
VIEIRA, Cristina. Agricultores e pesquisadores do sul de MG retomam o cultivo do marmelo. Marmelópolis, 2017. Disponível em: . Acesso em: 14 de abril de 2017.
Apontamentos
- Não há apontamentos.