A RELAÇÃO DE ALTERIDADE NA FILOSOFIA DE MARTIN BUBER
Resumo
A filosofia de Martin Buber abrange a totalidade da existência humana, partindo da premissa de que o homem é concebido a partir de sua realidade que surge do envolvimento com o mundo, tornando-o essencialmente um ser-no-mundo, em oposição a um ser-para-si. Buber delineia duas atitudes fundamentais em relação a essa concepção. A primeira atitude retrata o mundo como algo separado da esfera humana, enquanto a segunda encara tudo o que o rodeia não como meros objetos, mas como entidades com as quais se pode estabelecer uma relação de Tu. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo discutir a relação como fundamento da existência, com um foco especial na perspectiva conhecida como Eu-Tu. Para alcançar esse propósito, fora realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa, centrada na obra Eu e Tu (1923), de Martin Buber (1878-1965). Este trabalho aborda várias maneiras pelas quais a relação interpessoal foi compreendida ao longo da história humana, relacionando suas implicações com a educação, especialmente no contexto contemporâneo, que muitas vezes é caracterizado por relações humanas superficiais e desprovidas de calor. Após apresentar as ideias-chave de Buber, dedica-se um estudo à alteridade no âmbito educacional, destacando a relação entre professor e aluno, a partir da inspiração do encontro entre o principezinho e a raposa no clássico O pequeno príncipe (1943), de Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944). Além disso, aborda-se a inclusão de pessoas com deficiência e a necessária consideração dos aspectos legais e históricos, como parte do esforço de valorizar o outro na relação. Este texto é relevante, uma vez que contribui para uma compreensão mais profunda da natureza humana, ressaltando a importância de um contato interpessoal que valoriza a presença das pessoas em relação em vez de as objetivar, melhorando, assim, a qualidade das interações humanas.
Palavras-chave: Buber. Existência. Alteridade. Intersubjetividade. Educação.
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https://doi.org/10.5281/zenodo.13904098
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