EDUCAÇÃO E ALTERIDADE: CONTRIBUIÇÕES DE EMMANUEL LÉVINAS

JEFERSON DJALMA COIMBRA

Resumo


O presente trabalho visa apresentar as contribuições de Emmanuel Lévinas para se pensar uma educação para o Outro. Para isso, parte-se do contexto do século XX, demarcado por episódios como as Guerras Mundiais e o Holocausto, de modo a demonstrar como Lévinas identifica nesses eventos a aspiração presente na Filosofia de reduzir toda a Alteridade por meio de uma relação de domínio. Nesse sentido, o modo de se relacionar com o Outro, presente na Filosofia, influenciou tais condutas. Essa relação se divide em duas perspectivas, explanadas nas primeiras seções da pesquisa. Primeiramente, o Outro tomado enquanto uma representação, que o redunda como extensão de um Mesmo, reflexo de um agir emanado da tradição filosófica pela Totalidade Ontológica e, na modernidade, pela Filosofia do sujeito, gerando implicâncias no convivo humano. O segundo entendimento diz respeito ao Outro tomado enquanto tal, o que significa pensá-lo enquanto diferença, Alteridade absoluta, ideia que corresponde ao pensamento de Emmanuel Lévinas. Nesse modo de se relacionar com o Outro, que se revela ao existente enquanto Rosto, predomina uma abordagem ética, em que se conserva a sua identidade e um se torna responsável por Outrem. É nesse sentido que, na última seção, procura-se estabelecer as contribuições do pensamento levinasiano para se pensar uma educação para o Outro. Vê-se o ensino como um acontecimento ético e como um grande promotor de uma formação que abre espaços para a Alteridade. A própria sala de aula torna-se um lugar de encontro de subjetividades éticas, rompendo-se com visões objetificadoras e com modelos de ensino que não permitem um agir eminentemente ético. Lévinas impele para uma valorização do diferente e para o cultivo do humano, fomentando no existente não uma postura que dizima o Outro, mas que se torna responsável pela sua condição e direito de existir.


Palavras-chave: Alteridade. Educação. Ética. Lévinas. Outro.


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