OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO À LUZ DO LIVRO VII DE A REPÚBLICA

DENILSON SANTOS DA SILVA

Resumo


Este trabalho visa abordar a questão de como é possível fundamentar a educação a partir do livro VII de A República, no qual se encontra o famoso texto platônico da alegoria da caverna. Para o melhor desenvolvimento do tema apresenta-se o contexto histórico do filósofo Platão, assim como as influências intelectuais que contribuíram para a elaboração dessas ideias. É feita uma análise do livro VII, com a elucidação da concepção do filósofo sobre o que é o ser humano, o qual é apresentado como um indivíduo presente no mundo terreno, sendo constituído por corpo e alma, que são duas dimensões que necessitam de educação para uma harmonia entre si. Destaca-se a alegoria da caverna como uma forma metafórica de se representar a educação na concepção platônica, em suas condições de possibilidade e consequências relacionadas aos procedimentos adotados. Por fim, são apresentados os fundamentos da educação, com base no livro VII, que são a importante base para um processo educacional orientado ao parto do conhecimento que há no ser humano. Tal processo se dá por meio da inter-relação dos fundamentos, que leva ao último e mais importante fundamento: a prática do Bem. Assim, quando bem compreendidos e apresentados, os fundamentos do processo educacional de concepção platônica podem inspirar um modelo de educação na contemporaneidade. Firmada em boas bases, a educação atual pode contribuir para que cada indivíduo seja formado de maneira adequada, visando tanto à realização pessoal deste na coletividade em que vive quanto ao melhor desenvolvimento desta por meio da colaboração dos indivíduos.


Palavras-chave: Educação. Fundamentos educacionais. Platão. A República. Ser humano.


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