A RELAÇÃO ENTRE O CAPITAL CULTURAL E A EDUCAÇÃO FORMAL EM PIERRE BOURDIEU

WANESSA VIRGÍNIA BENTO

Resumo


Ao longo dos mais de 40 anos de estudos, Pierre Bourdieu desenvolveu diversas teorias, dentre elas, a que foi alvo de análise desta pesquisa, que consiste em refletir a relação entre o capital cultural e a educação formal, apresentando-a enquanto legitimadora e reprodutora de desigualdades sociais. O conceito de capital cultural pode ser compreendido enquanto a bagagem que o sujeito adquire desde o nascimento, de bases familiares, mas também de grupos, por meio do habitus, englobando noções de comportamento, lazer, paladar, esportes, vestuário, maior domínio da língua culta, informações sobre o mundo escolar, dentre outras coisas. Bourdieu sugere, em sua obra A reprodução, publicada em parceria com Passeron
1970, que o capital cultural possui total ligação com o sucesso ou fracasso escolar do agente, uma vez que o sujeito vai utilizar sua bagagem familiar para assimilar os conteúdos trabalhados na educação formal. Sendo assim, quanto maior a relação de proximidade entre o que foi aprendido no seio familiar e o que é transmitido pela educação formal, maiores serão as possibilidades de aproveitamento e progresso social e profissional.


Palavras-chave: Capital cultural. Habitus. Agente. Campo. Bourdieu.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.