O LUGAR DA ALTERIDADE NA PEDAGOGIA TOMASIANA SEGUNDO A OBRA DE MAGISTRO
Resumo
O Período Medieval no Ocidente foi fortemente marcado por diversas transformações na sociedade e na vida dos homens, nas questões referentes às relações sociais e culturais. Em meio a esse contexto, houve também, no século XII, o ressurgimento das escolas urbanas e, no final do mesmo século e início do seguinte, a origem das universidades. Num período bastante conflituoso com relação às ideias e à forma do agir humano, eram apresentadas luzes à sociedade de então pelo pensador Tomás de Aquino (1225-1274). Através dele houve uma reformulação do pensamento aristotélico, que transformou a sociedade da época e os séculos que se sucederam. A importância do Aquinate foi tamanha que o filósofo, produziu a obra intitulada De Magistro, composta de quatro artigos, cujo objetivo central é propor reflexões sobre o processo do conhecimento humano, bem como o papel do professor e do aluno no que concerne a esse conhecimento. Demonstrou, assim, como se dá o aprendizado e a forma de ensinar, assinalando, de forma bastante evidente, aquilo que denominamos alteridade do aluno e do professor.
Palavras-chave: De Magistro. Educação. Aluno. Professor. Alteridade.
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