A EDUCAÇÃO EM EDITH STEIN COMO DESABROCHAR DAS POTENCIALIDADES HUMANAS

MIRON DE OLIVEIRA MESSIAS

Resumo


O presente trabalho procura apresentar, através da perspectiva steniana, como a prática fenomenológica, o tema da formação integral, como um caminho para chegar à singularidade da pessoa humana. Edith Stein apresenta a pessoa como sendo aquela capaz de si relacionar consigo mesma, com os outros indivíduos e com o mundo através de suas vivências. No entanto, traz em si sua individualidade, que o diferencia dos outros indivíduos. Apresenta a filósofa judia, no estudo que desenvolve, a busca de poder conhecer quem é o homem na sua totalidade. Ela possui a ideia de que o homem é, em sua natureza, composto por três dimensões: corpo, psique e espírito. Em um momento oportuno, apresentaremos que o ser é um ser de relações, definido por Stein, que o apresenta perante um outro conceito – o de comunidade –, onde vai desenvolver suas potencialidades com a ação das vivências. Mesmo o ser com sua singularidade, não é impedimento para que ele tenha uma abertura com os outros indivíduos e a comunidade. Essa abertura guia a pessoa a uma empatia, com a perspectiva antropológica, mostrando a possibilidade da relação da pessoa humana e a comunidade. Nossa finalidade é, portanto, apresentar o processo formativo da pessoa por meio de um desabrochar de suas potencialidades e de seus valores pessoais. Dessa forma, com a colaboração de um educador, há a possibilidade de se chegar até seu núcleo interior, favorecendo a liberdade e a consciência de seus atos.


Palavras-chave: Pessoa humana. Formação. Potencialidade. Atos.


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