O PROCESSO EDUCATIVO À LUZ DA TEORIA DA GERATIVIDADE DE CHOMSKY

LUÍS FERNANDO BERTOLATO PAIVA

Resumo


O conhecimento da estrutura linguístico-cognitiva universal acontece por meio da investigação acerca da teoria gerativa da linguagem, desenvolvida por Chomsky. O conhecimento linguístico é compreendido a partir do horizonte do inatismo, o qual possui suas raízes na História da Filosofia. O fator determinante em sua teoria é que ela é comum a todos, sendo também a priori ao desenvolvimento do ser humano. Assim, a universalidade do conhecimento se explica a partir da aquisição que acontece ao indivíduo. O presente trabalho envolve três passos importantes da tarefa educativa, o conhecimento, o investimento e a avaliação. Tanto para o conhecer quanto para o investir, os conceitos competência e desempenho (performance) são fundamentais. Tais conceitos permitem o aprofundamento do conhecimento pelo qual a educação, em que, além de saber o sentido formal das regras, é capaz de abrir os horizontes e investigar a respeito das qualidades, limites e possibilidades do homem, a partir de fatores inerentes à sua constituição – a linguagem e a cognição. A linguagem age de modo crucial no pensamento, na ação e nas relações sociais e pode ser expressa na criatividade linguística. Por meio de uma apresentação da relação do inatismo com Descartes e Platão, torna-se evidente as peculiaridades que o ser humano possui, sobretudo no que diz respeito ao conhecimento inato. Por fim, é apresentada a possibilidade de avaliar a ação humana individual e social, diante do que foi conhecido e investido, através do conceito de natureza humana. O conhecimento da competência linguística vai iluminar a prática gestora educacional, a qual visa desenvolver competências em um sentido prático.


Palavras-chave: Competência. Desempenho. Noam Chomsky. Teoria gerativa.


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