O PEQUENO PRÍNCIPE E A INTERSUBJETIVIDADE: UM OLHAR HERMENÊUTICO SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL

LEONARDO JOSÉ DE MELLO

Resumo


O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo refletir sobre o conceito de intersubjetividade, conforme o filósofo Edmund Husserl o compreende, e ressignificá-lo na obra O Pequeno Príncipe (1943) de Saint-Exupéry, mais especificamente no capítulo XXI. Buscou-se investigar o modo pelo qual o ser humano se relaciona com os seus semelhantes, e como a partir desse relacionamento pode-se obter reflexões que fundamentem uma educação integral. Assim, todo o trabalho investigativo se pautou nesta problemática: seria possível relacionar as áreas filosófica e literária através de um exercício hermenêutico, tendo como elemento de ligação o conceito de intersubjetividade? E, ainda: o quanto o outro pode contribuir para a educação integral do ser humano? O caminho metodológico perpassou pelos dados biográficos de Saint-Exupéry, visando demonstrar de que forma suas vivências possibilitaram a concepção da referida obra. Em um segundo momento, foram abordados os fundamentos da fenomenologia sob a perspectiva do Edmund Husserl para justificar a pertinência da
relação entre Filosofia e Literatura. O conceito de intersubjetividade se mostrou enquanto resultado do exercício interpretativo pautado na perspectiva filosófica de Husserl em diálogo com o conceito de educação integral. Dessa forma, da relação entre a obra literária e a filosofia husserliana pode-se abstrair que o processo de educação integral acontece por meio do compartilhamento das responsabilidades do ato de educar. Consequentemente, o sujeito é responsável pela educação do outro
sujeito e vice-versa. 

Palavras-chave: O Pequeno Príncipe. Intersubjetividade. Fenomenologia. Husserl. Educação Integral.


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