DEMOCRACIA E GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA NO PENSAMENTO DE NORBERTO BOBBIO

HEITOR VINÍCIUS NETO JORDÃO

Resumo


A presente pesquisa visa refletir sobre a democracia e a gestão escolar participativa a partir do pensamento do filósofo italiano Norberto Bobbio. A questão que impulsiona essa reflexão foi assim formulada: de que modo a noção de democracia, segundo Norberto Bobbio, contribui para pensar uma gestão escolar participativa? Na obra O futuro da democracia (2015), Bobbio apresenta o sentido de democracia como uma forma de governo composta de um conjunto de regras de procedimento para a formação das decisões coletivas, na qual está prevista e facilitada a ampla participação dos interessados. Essa compreensão tornou possível o desenvolvimento de uma gestão escolar democrática e participativa que valoriza uma educação inclusiva.


Palavras-chave: Norberto Bobbio. Democracia. Gestão Escolar. Educação Inclusiva.


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Referências


BANCA:

Prof. Dr. Robione Antonio Landim (UniAcademia) - Orientador

Prof.ª Me. Regina Lúcia Praxedes de Meirelles (UniAcademia)

Prof.ª Dra. Mabel Salgado Pereira (UniAcademia)

Examinado(a) em: 09/12/2020


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