A LIBERDADE COMO PRINCÍPIO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso dedicou-se a pesquisa os conceitos de
liberdade e de educação sob a ótica de Jean-Jacques Rousseau (1786-1832), sendo estes a essência de seu pensamento. Assim, parte-se do pressuposto de que o homem nasce livre, sendo este um traço distinto do ser humano, que não pode a ela renunciar. A questão que serviu de guia a esta pesquisa assim se delineou: qual a importância do exercício da liberdade nas práticas sociais e sua relação com a formação integral do indivíduo? Diante dessa perspectiva, fez-se mister uma abordagem ao amplo espectro do conceito de liberdade, evidenciando sua importância para a edificação da sociedade, em especial para a formação de indivíduos Capazes de atuarem, positivamente, na realidade em que vivem. Foram
destacadas três partes. A primeira discorreu sobre as obras que Fundamentaram a pesquisa, o seu corpus teórico. Na segunda, na relação entre liberdade e estado de natureza, Rousseau demonstra a liberdade como dado distinto do homem e esclarece que a noção hipotética de estado de natureza tem a descrição do homem natural, do homem em relação aos sentimentos, que são essenciais no processo que o distancia de sua liberdade natural, numa situação de dependência social. E na terceira, foi abordada a importância da educação para este filósofo.
Palavras-chave: Rousseau. Liberdade. Sociedade. Natureza. Educação.
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PDFReferências
BANCA:
Prof.ª Ms. Regina Lúcia Praxedes de Meirelles (UniAcademia) - Orientadora
Prof. Ms. Emilio Cunha Amorim (UniAcademia)
Prof.ª Dra. Mabel Salgado Pereira (UniAcademia)
Examinado em: 11/12/2020
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