A CRÍTICA DE PLATÃO À PAIDEIA HOMÉRICA: A FILOSOFIA COMO EDUCAÇÃO SUPERIOR À POESIA

GABRIEL FLORENÇO DIAS

Resumo


A fim de tentar apresentar soluções acerca de um problema específico e prático de sua época, Platão tece uma pesada crítica ao modelo educacional então vigente. Tal educação, baseada na epopeia homérica, era repleta de problemas que afastavam o homem da virtude e do conhecimento, de acordo com o que é o pensamento do filósofo em questão. Com isso, Platão dedica-se a demonstrar e argumentar sobre tais problemas, com a finalidade de reafirmar a importância de uma educação comprometida com a verdade e, de fato, filosófica. Em vista disso, o presente trabalho argumenta tanto em torno de algumas questões referentes a Homero quanto sobre problemas mais específicos levantados por Platão em sua crítica. Para tanto, faz-se necessário um caminho considerando certa contextualização a respeito das obras atribuídas à Homero e, com isso, a argumentação em torno da figura deste como educador da Grécia. Além disso, expondo sobre o conteúdo das poesias e os problemas em torno da imitação, argumentar-se-á sobre a crítica em si, enaltecendo as afirmações levantadas por Platão. Com o percurso nesta via, chega-se ao ápice do presente escrito, a saber, as questões em torno da superioridade da Filosofia, valendo-se da Alegoria da Caverna como ilustrativo central da crítica de Platão e da afirmação deste em relação à educação filosófica.


Palavras-chave: Filosofia. Poesia. Platão. Homero. Paideia.


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Referências


BANCA:

Prof. Me. Emílio Cunha Amorim (UniAcademia) - Orientador

Prof. Dr. Robione Antônio Landim (UniAcademia)

Prof.ª Dra. Mabel Salgado Pereira (UniAcademia)

Examinado em: 10/12/2020


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