Um processo de Orientação Profissional Clínica voltado para a adolescência

Andresa de Gusmão Souto PASSOS

Resumo


A Orientação Profissional (OP) na Psicologia é um campo importante de atuação com o objetivo de compreender aptidões, interesses, angústias e critérios de escolha profissional, bem como os determinantes envolvidos nesta escolha, a partir da conscientização da relação entre o indivíduo e a sociedade. A primeira escolha profissional tende a ser realizada ainda na adolescência, uma fase marcada por transições, e a constituição da identidade que representa uma tarefa específica do desenvolvimento humano. Como a possibilidade de realizar escolhas profissionais tornou-se uma opção relativamente recente, cujo potencial de exploração vem sendo alvo de serviços voltados à OP, tem-se que por meio da modalidade clínica conduzida a partir da visão psicológica pode-se ancorar em teorias e práticas complementares como sugerem as perspectivas, a saber: Psicodinâmica, Desenvolvimental e Sócio-histórica. O objetivo da experiência de estágio na clínica-escola de psicologia do UniAcademia foi realizar os atendimentos do processo de OP com estudantes do ensino fundamental II, matriculados em uma escola pública situada na zona rural mineira. O estágio vincula-se à disciplina de Estágio Básico III (OP). No presente relato, optou-se por realizar um recorte do acompanhamento de dois adolescentes – ambos com 15 anos de idade, durante 3 meses, totalizando 10 encontros de uma hora e meia cada. Através de atividades exploratórias propostas para fomentar as interações entre os jovens e despertar reflexões fortalecendo as relações interpessoais, tornou-se possível o (re)conhecimento das habilidades, das influências e dos critérios pessoais de escolha de modo a ampliar o conhecimento de si e a consciência dos determinantes sociais referentes às suas próprias escolhas. Considerando as complexidades vividas pelo adolescente, deve-se analisar o modo como ele vê o mundo e como ele se vê, portanto, é necessário focalizar temas vinculados ao trabalho e o seu significado. As principais técnicas utilizadas foram dinâmicas, observações, discussões temáticas, aplicação de testes e procedimentos auxiliares: Minha História de Carreira, Questionário de Forças Pessoais, Com o que eu gosto de lidar, Figura Humana, Dinâmica do sorvete. As discussões feitas revelaram problematizações de temas sociais como: “aos jovens menos favorecidos restam o trabalho precoce e quando alguma qualificação profissional é pretendida, sempre fica num segundo plano”. Percebe-se que o processo de OP realizado com

os adolescentes foi relevante ao reforçar para eles que podem construir projetos de vida e perspectivas de profissionais bastante diferentes quando comparados aos de seus pais ao se conscientizarem de que não somente o trabalho braçal é o caminho a ser seguido. A supervisão realizada semanalmente com a supervisora do estágio colaborou com a reflexão crítica da sociedade, e o exercício de comparação dos achados obtidos através de fontes fundamentais e complementares, favorecendo a integração das informações prestadas de modo a enriquecer os conhecimentos das características pessoais e sociais em destaque. Percebe-se que a proposta de estágio dirigida à prática interventiva realizada foi bastante promissora seja por atender as demandas/queixas dos escolares, ou seja por permitir que os objetivos da OP fossem implementados gerando novos conhecimentos e possibilitando experienciar uma atuação ético-profissional em sintonia com a modalidade clínica

 

 

Palavras-chave: Orientação Profissional. Adolescência. Escuta. Acolhimento. Escolha profissional


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