O FANTÁSTICO E O ALEGÓRICO: INTERFACES ENTRE MURILO RUBIÃO E BERNARDO GUIMARÃES

Meila Oliveira Souza LIMA, Adeítalo Manoel PINHO

Resumo


A Literatura Fantástica não foi popular no Brasil antes do século XX, mas no mundo o termo já era utilizado desde o século XVIII, e até antes disso. É com Murilo Rubião (1916-1991) a partir de 1950 que o estilo ganha visibilidade na literatura nacional. Porém, nota-se que desde o século XIX alguns escritores brasileiros fazem uso do fantástico, mesmo não predominando em todo o texto, nem sendo mencionado por nossos críticos. Um deles foi Bernardo Guimarães (1825-1884). Com isso, neste trabalho pretende-se realizar um estudo de dois textos dos autores mencionados. O conto Os Dragões (1965), de Rubião e o poema narrativo A orgia dos duendes (1865), de Guimarães, apesar de serem de gêneros diferentes, trazem alegorias para abordar um tema em comum: a afro-brasilidade. A pesquisa tem caráter bibliográfico, utilizando métodos comparativo e histórico para analisar as obras. Serviram como aporte teórico Tzvetan Todorov (1975), Jorge Schwartz (1981), Roger Bastide (1985), Adeítalo Pinho (2011), Antonio Candido (1975) dentre outros.

Palavras-chave: Literatura Fantástica. Alegoria. Afro-brasilidade. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

  


CONFIRA O ÍNDICE DE CITAÇÕES AQUI


INDEXADORES:

SUMARIOS.ORG 

REDIB 

LIVRE 

PERIÓDICOS CAPES 

HEIDI 

LATINDEX 

DIADORIM 

PERIÓDICOS DE MINAS [em atualização]

ESJI [em atualização]

BIBLIOTEKSYSTEM UNIVERSITÄT HAMBURG [em atualização]

ICAP [em atualização]

ERIHPLUS [em atualização]

BUSCADORES:

MIAR

ELEKTRONIK ZEITSCHRIFT

WORLDCAT

GOOGLE SCHOLAR

 

TUTORIAL PARA AUTORES