A PRODUÇÃO ESCRITA ACADÊMICA POR SURDOS UNIVERSITÁRIOS
Resumo
Apresentamos os resultados do Projeto de Extensão denominado Curso de Língua Portuguesa Para Surdos Universitários. Especificamente, demonstramos a produção escrita acadêmica por surdos bilíngues (Libras/Português) universitários. Ademais, discorremos a produção textual do gênero acadêmico resumo. Adotamos a teoria a Psicolinguística do Bilinguismo de Finger (2015), pois afirma que “o processamento de uma ou mais línguas é concebido como uma atividade cognitiva e não são abordadas as dimensões social e intencional das atividades que envolvem a linguagem humana (...)”. Logo, exploramos atividades produção escrita da Língua Portuguesa no âmbito acadêmico, considerando a cognição surda. À vista disso, participaram 20 (vinte) alunos surdos universitários de instituições públicas e privadas, filhos de pais ouvintes que adquiriram Libras tardiamente. Dessa maneira, com base em Ribeiro (2012), o conteúdo teve 04 (quatros) eixos, a saber: Eixo 1- atividades acadêmicas; Eixo 2 - normativo- metodológico; Eixo 3 - estrutura padrão da língua portuguesa escrita como l2; Eixo 4 - Eixo das Tecnologias Assistivas para o ensino de português para surdos. Os surdos demonstraram habilidades ineficientes na produção de textos acadêmicos. Portanto, os professores de língua portuguesa devem aprimorar metodologia para tornar os surdos universitários competentes na produção de textos científicos.
Palavras-chave: leitura acadêmica. escrita acadêmica. surdez.
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