O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NO ALTO SERTÃO ALAGOANO (2015-2020)

Carla Taciane FIGUEIREDO, Ricardo Santos de ALMEIDA

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar os impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação do professor de História no Alto Sertão Alagoano (2015-2020). O critério de escolha para delimitar o recorte espaço-temporal se fundamenta na inserção do curso dentro do programa. Especificamente, objetiva-se evidenciar quais são as implicações formativas para os bolsistas participantes do PIBID de História, e identificar os desafios e dificuldades enfrentados. Diante do que foi exposto, questiona-se quais os impactos do PIBID na formação do professor de História no Campus do Sertão. A relevância cientifica desta pesquisa parte da ausência de uma produção historiográfica acerca deste tema especifico dentro deste recorte espaço-temporal, no acervo do Campus do Sertão especificamente o acervo do curso de história, vale ressaltar alguns trabalhos de conclusão de curso, Santana (2018) e Santos (2019). Os procedimentos metodológicos para efetivação da pesquisa têm instrumentos de coletas de dados, observação participante, pesquisa documental, e entrevista semiestruturada.

 Palavras-chave: Educação. História. Formação de Professores.


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