EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: PESQUISAS INTERDISCIPLINARES NO IFMG OURO BRANCO

Rodolpho Gauthier Cardoso dos SANTOS, Denise Giarola MAIA

Resumo


Este artigo apresenta quatro trabalhos acadêmicos voltados para a Educação Patrimonial que foram desenvolvidos na Licenciatura em Pedagogia do IFMG Ouro Branco-MG. Essas pesquisas, embora constatem o reconhecimento da importância do tema entre os docentes da rede municipal, registram a existência de dificuldades em encontrar material acessível bem como em desenvolver projetos a respeito. Nesse sentido, os trabalhos propõem materiais e atividades pedagógicas de formação em Educação Patrimonial que podem auxiliar alunos e professores. Esses primam pela interdisciplinaridade, valorizando especialmente conhecimentos relativos à Literatura e à História. Conquanto Ouro Branco-MG esteja em uma região privilegiada em relação à quantidade de patrimônios tombados, ainda tem um longo caminho a percorrer na questão do ensino para preservação de bens culturais materiais e imateriais. O trabalho busca demonstrar que um dos meios para esse necessário fortalecimento da Educação Patrimonial deve ser o da formação de professores, etapa em que é possível aliar o protagonismo dos graduandos ao debate necessário sobre temas relacionados a cultura, identidade, pertencimento e preservação.

 Palavras-chave: Patrimônio. Educação. História. Literatura. Interdisciplinaridade.

 


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