O PROTAGONISMO FEMININO NO ROMANCE “FIM”, DE FERNANDA TORRES

Luciane Aparecida RIBAS, Maria Andréia de Paula SILVA

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar a atriz, apresentadora, roteirista e escritora brasileira, Fernanda Torres, sua trajetória intelectual e sua inserção na literatura brasileira. A estreia da autora teve grande repercussão no meio literário com a publicação do seu primeiro romance Fim. Pretende-se apresentar a iniciativa do protagonismo das personagens femininas no desenvolvimento do enredo do romance, pois, apesar deste estabelecer-se a partir de protagonistas masculinos, os cinco amigos Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro, eles têm no entorno de sua relação as mulheres Irene, Norma, Célia e Ruth que se sobressaem na trama. Esse protagonismo na narrativa será também observado e analisado nos papéis sociais assumidos por elas em suas histórias de vida. Pretende-se apresentar a sociedade feminina, do contexto da obra, no que se refere às formas de enquadramento e manutenção dos papéis sociais da mulher, historicamente vivenciados e construídos conformadas ao seu estado de sujeição ao homem, a partir da década de 1960. Para a análise utilizar-se-á o conceito dos arquétipos de Carl Jung e da mitologia das deusas gregas de Jean Shinoda Bolen, em especial a deusa Perséfone. Por fim, Pierre Bourdieu embasa a questão dos estudos de gênero, transitoriedade e construção social dos papéis sociais destinados à mulher.

Palavras-chave: Protagonismo feminino. Fernanda Torres. Fim.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

  


CONFIRA O ÍNDICE DE CITAÇÕES AQUI


INDEXADORES:

SUMARIOS.ORG 

REDIB 

LIVRE 

PERIÓDICOS CAPES 

HEIDI 

LATINDEX 

DIADORIM 

PERIÓDICOS DE MINAS [em atualização]

ESJI [em atualização]

BIBLIOTEKSYSTEM UNIVERSITÄT HAMBURG [em atualização]

ICAP [em atualização]

ERIHPLUS [em atualização]

BUSCADORES:

MIAR

ELEKTRONIK ZEITSCHRIFT

WORLDCAT

GOOGLE SCHOLAR

 

TUTORIAL PARA AUTORES