A POESIA E SEUS DESTINATÁRIOS: INTERVENÇÃO NA EPISTOLOGRAFIA E NO CONCEITO DE ENDEREÇAMENTO
Resumo
Este artigo pretende, ao se servir do conceito de endereçamento, proposto pela crítica brasileira Celia Pedrosa, discutir como o estudo das cartas de escritores torna-se fundamental para uma crítica de poesia que deseje percorrer os trânsitos entre vida e obra. Para isso, o presente texto traz mostras da correspondência entre o poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto e o crítico Lauro Escorel, amigos que se correspondem por mais de 30 anos e que debatem caminhos da poesia, da obra de Cabral e da crítica de poesia nesse arco temporal entre os anos 1940 e 1980. Ao trazer a correspondência entre o poeta e o crítico, pretende-se aliançar o conceito de endereçamento, forjado na análise crítica da poesia brasileira e dos caminhos de sua comunicabilidade e leitura, à epistolografia, uma vez que se supõe que, nas cartas de poetas que o arquivo torna públicas, o destino das discussões sobre a poesia, antes destinadas a interlocutores eleitos e a circuitos mais restritos, se amplia e chega até nós, leitores que se apresentam como destinatários não previstos por endereçamento poético.
Palavras-chave: Endereçamento. Correspondência. João Cabral de Melo Neto. Lauro Escorel. Poesia brasileira.
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