O CONCERTO DE JOÃO GILBERTO NO RIO DE JANEIRO – RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E CULTURA NO BRASIL
Resumo
A partir de uma perspectiva que tenta conciliar o percurso dos Estudos Culturais nos Cursos de Letras, que se revisa com Stuart Hall; e os estudos da cultura no Brasil, com Mário de Andrade, Idelber Avelar e José Miguel Wisnik, o presente artigo propõe uma leitura do conto “O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro”, de Sérgio Sant’Anna em que se ressalta a habilidade do autor para descrever um objeto - a saber, João Gilberto - que há muito tem sido tema de reflexões de estudiosos da canção. O autor narra a história de um evento que não se realiza, o concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro, mas que, em se tratando desse artista já se configura como um acontecimento. O não acontecimento do concerto não é outra coisa senão a confirmação da especificidade de uma “máquina performática”. A leitura do conto propicia a apresentação de uma outra abordagem possível, diferente da acadêmica e da jornalística, que pode ser tão importante e reveladora quanto essas. Há no conto toda uma reflexão sobre a arte contemporânea, a música, a bossa nova, o Rio de Janeiro, o Canecão, enfim, para além daquilo que se explicita de forma literária, há todo um estudo, um saber.
Palavras-chave: João Gilberto. Sérgio Sant’Anna. Estudos Culturais. Estudos da Canção.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
CONFIRA O ÍNDICE DE CITAÇÕES AQUI
INDEXADORES:
PERIÓDICOS DE MINAS [em atualização]
ESJI [em atualização]
BIBLIOTEKSYSTEM UNIVERSITÄT HAMBURG [em atualização]
ICAP [em atualização]
ERIHPLUS [em atualização]
BUSCADORES: