“ESTRELAS INDECIFRÁVEIS”: CIÊNCIA E LITERATURA EM EUCLIDES DA CUNHA

Luiz Fernando Valente

Resumo


Partindo da leitura de “Estrelas indecifráveis”, o supreendente texto final de À margem da história, este ensaio retoma o debate sobre o relacionamento entre ciência e literatura na obra de Euclides, reaberto por Luiz Costa Lima em Terra ignota: a construção de Os sertões (1997). Segundo Costa Lima, no grande livro de Euclides a literatura seria apenas “elemento embelezador ou ressaltante de verdades cientificamente dispostas,” elemento este que, marginal, “não torna Os sertões obra literária.” Rejeitando a oposição centro/ margem colocada por Costa Lima, este ensaio propõe, ao contrário, que é exatamente nos interstícios entre a ciência e a literatura que Euclides procura localizar aquela “Verdade” que, desde a “Nota preliminar” de Os sertões, afirmava ser seu objetivo. Não se trata aqui de uma síntese da ciência e da literatura. O método de composição utilizado por Euclides é o perfeito correlato da cosmologia que informa sua obra, na qual o cientificismo convive com crescentes dúvidas sobre o alcance da ciência. Como Euclides sugere em “Estrelas indecifráveis”, nem tudo cabe dentro dos limites do “espírito científico, que nos desvenda [a universalidade d]o destino das coisas,” pois coexiste com o espírito científico o “espírito religioso, aviventado pela eterna e ansiosa curiosidade de desvendarmos [a singularidade d]o nosso próprio destino.” Assim, a literatura nem ornamenta nem compensa os defeitos da ciência, havendo, ao contrário, entre as duas uma ambígua e paradoxal continuidade.

Palavras-chave: Euclides da Cunha, Os sertões


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