A POÉTICA DO SAGRADO EM SAGARANA
Resumo
No ano em que se comemora o cinquentenário de morte do escritor Guimarães Rosa, o presente artigo objetiva discutir de que modo a questão do sagrado se faz presente na coletânea de contos que compõe a obra Sagarana, do escritor mineiro. A proposta de leitura que aqui se apresenta será feita tendo por princípio a noção de sagrado que é defendida pelo poeta e teórico mexicano, Octavio Paz, que vê o sagrado e a poesia como exemplos de revelação poética. O livro Sagarana, primeira publicação literária de Guimarães Rosa, é composto por nove contos, no entanto, neste artigo se pretende dialogar com apenas três narrativas, por acreditar que uma leitura de todos os contos exige um trabalho de maior extensão e fôlego que requer algo além dos limites de um artigo. As narrativas objetos de interlocução aqui, portanto, são: A hora e vez de Augusto Matraga, São Marcos e Corpo fechado.
Palavras-chave: Sagrado. Revelação. Guimarães Rosa, Sagarana
RÉSUMÉ
L’année oú nous commémorons le cinquentenaire de la mort de l’écrivain Guimarães Rosa, cet article prétend s’interroger sur la manière dont le sacré est présent dans le recueil de contes, Sagarana, de l’écrivain mineiro. La proposition de lecture qui se présente ici sera faite selon la notion de sacré que défend le poète et théoricien Octavio Paz, qui voit le sacré et la poésie comme des exemples de révélation poétique. Le livre Sagarana, première publication littéraire de Guimarães Rosa, est composé de neuf contes. Toutefois, dans cet article seront étudiés seulement trois récits, dans l’idée qu’une lecture de tous les contes exige un travail plus dense et étendu que ce que permettent les limites d’un article. Les objets de discussion ici sont : A hora e vez de Augusto Matraga, São Marcos et Corpo fechado.
Mots-clés : Sacré. Révélation. Guimarães Rosa. Sagarana
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