Jornalismo Cultural Independente como caminho para o Empreendedorismo de Nicho: o caso Vitralizado

Thamiris Adriana Mendonça TEIXEIRA, Letícia de Sá NOGUEIRA

Resumo


O artigo destaca o jornalismo cultural independente, visto como um caminho para o empreendedorismo de nicho. Busca correlacionar conceitos atrelados ao jornalismo, com a definição de empreendedorismo, que identifica oportunidades em problemas e, a partir dessa constatação, desenvolve estratégias que impactam criativa e positivamente a sociedade. Para exemplificar essa perspectiva, foi realizada uma análise do blog Vitalizado, do jornalista Ramon Vitral, que adotou o jornalismo cultural com foco voltado para os quadrinhos (HQs), a fim de desenvolver seu trabalho na internet. A construção da ideia descrita neste artigo busca argumentar que o jornalismo cultural independente pode ser empreendedor e, por fim, torna-se uma ferramenta moderna para suprir uma demanda específica dos profissionais inseridos no mercado da notícia, bem como atender a um interesse pontual de consumidores aficionados por determinado segmento cultural.

 

 

Palavras-Chave: Jornalismo cultural; Jornalismo independente; Empreendedorismo; Nicho; Vitralizado.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.