MARKETING ESPORTIVO COMO FERRAMENTA DE CRESCIMENTO DO CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA: ANÁLISE DO PROGRAMA DE SÓCIOTORCEDOR COMO ESTRATÉGIA DE ENGAJAMENTO E GERAÇÃO DE RECEITAS NO MODELO SAF.

Lucas Valle dos REIS, Carlos Eduardo Almeida Campos

Resumo


Este estudo de caso sobre o Club de Regatas Vasco da Gama procura entender a recente dinâmica no mercado esportivo, em que um clube transfere a gestão de suas operações no futebol a uma empresa privada. O foco da análise está nas diferenças de posicionamento e nas estratégias adotadas pelo Vasco com foco no programa de sócios antes e após a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A pesquisa revela que, por muito tempo, o clube não investiu em uma estratégia direcionada para reforçar seu desenvolvimento. Com a necessidade de vender sua operação de futebol, após mais de 100 anos de história, o clube dá início a seu primeiro projeto estruturado de crescimento nas redes. O estudo examina o histórico do Vasco, as normas das SAFs e sugere possíveis direções estratégicas para o clube.

 

 

Palavras-Chave: Vasco da Gama; SAF; Marketing Esportivo; Marketing Digital; Futebol.


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