VIVÊNCIA DA GRAVIDEZ NO ASPECTO SOCIOCULTURAL: A MÍDIA COMO AGENTE DE MERCANTILIZAÇÃO DO CORPO FEMININO

Gabriela Barbosa Pacheco, Adriana Sperandio Ventura Pereira de Castro

Resumo


Este trabalho consiste em um relatório final de estágio básico supervisionado II, do curso de psicologia do UniAcademia. A disciplina tem ênfase na saúde da mulher e objetiva capacitar o aluno para a observação e avaliação de estratégias de prevenção voltadas a esse contexto. O estágio compreende uma carga horária de 54 horas, em que 36 horas referem-se a supervisão, que ocorre semanalmente, através da professora envolvida no projeto e 18 horas correspondem às atividades práticas realizadas no Departamento de Saúde da Mulher e no grupo “Colo de Mãe”, que se constituiu de grupo de apoio às gestantes e puérperas, feito pela clínica-escola do curso de Psicologia do UniAcademia. Tendo em vista as temáticas articuladas à Saúde da Mulher, este estudo traz uma reflexão acerca da experiência da gravidez em seus aspectos sociais e culturais, com a análise da influência midiática em torno do corpo feminino, bem como o processo de mercantilização do mesmo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2448-3443