A PATOLOGIZAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL SOB A ÓTICA DOS ENCAMINHAMENTOS PARA UMA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA

Antonio Marcio Marques de Queiroz, Maria Lúcia Vidal Mattos

Resumo


Este estudo se deu a partir dos casos de Triagens realizadas durante o Estágio Básico Supervisionado IV do curso de Psicologia do Uniacademia. Observamos que houve uma prevalência de crianças e adolescentes que foram encaminhados para a ClínicaEscola de Psicologia com o diagnóstico de TDAH. Durante os estudos e discussões realizadas, constatamos a necessidade de estabelecer um diálogo mais aprofundado sobre o processo de patologização vigente em muitas escolas, que vem impactando na atuação dos professores e da própria instituição escolar. Consideramos que tal processo não propicia um olhar mais amplo sobre o aluno e suas potencialidades. Muitas vezes o diagnóstico é usado para ditar as regras do processo de ensino, ‘enquadrando’ o sujeito naquilo que é diagnosticado, especialmente os casos de TDAH, sem pensar outras possibilidades de aprendizado. O intuito é estabelecer um diálogo sobre o processo de patologização do ambiente escolar, procurando refletir sobre as potencialidades, desejos, dificuldades e limitações apresentadas por aquele aluno considerado ‘diferente’ dentro de sua singularidade, ressaltando sua capacidade de aprendizagem dentro de suas possiblidades existenciais.

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ISSN 2448-3443