A ESCUTA NO PROCESSO DE TRIAGEM: ESTÁGIO EM UMA CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA

Juliana Ribeiro Guedes, Luciene Corrêa de Miranda Moreira

Resumo


O presente relato de experiência consiste na adaptação de um relatório apresentado à disciplina de Estágio Básico Supervisionado IV, cuja proposta é a realização de entrevistas de triagem, visando alcançar os seguintes objetivos: conhecer fundamentos para a prática de triagem e possibilitar acolhimento e escuta, entender a triagem como prática que faz parte do processo de cuidado em saúde mental, enfatizar a integralidade do cuidado e a interdisciplinaridade, reconhecer a importância de uma avaliação de necessidades ampla e integral, possibilitar a identificação de níveis de gravidade do sofrimento psicossocial, conhecer instrumentos de triagem em saúde mental e identificar potenciais situações de risco e de crise. O estágio possui carga horária de 54 horas, sendo 36 horas de supervisão e 18 horas de atendimentos. A partir disso, foram realizadas um total de 7 entrevistas de triagem com pacientes na clínica-escola de psicologia do Centro Universitário Academia, sob supervisão da professora. Nas supervisões semanais foram treinadas habilidades de escuta, identificação e acolhimento, permitindo que os indivíduos que passaram pelo processo de triagem sejam direcionados para uma fila de espera em busca de receber atendimentos psicológicos de acordo com a faixa etária, a disponibilidade de horários e o grau de urgência das demandas apresentadas. Além disso, ocorreu uma revisão de literatura sobre temas relacionados à escuta no processo de triagem, que, associada à prática clínica, levou à conclusão da importância dos estágios em clínicaescola para o desenvolvimento de uma escuta ativa, que será essencial para a realização de uma boa triagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2448-3443