DEPRESSÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL

Ana Clara Bernardino Reis, Caroline Medeiros Andrade, Laura Pinton Fonseca, Lívia Rinco de Oliveira, Hila Martins Campos Faria

Resumo


A depressão infantil foi considerada uma doença a partir de 1980, quando entrou para a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da Classificação Internacional de Doenças (doravante CID). Apesar de ser mais comumente falada em adultos, a depressão também afeta crianças, influenciando negativamente os processos do desenvolvimento infantil. O presente trabalho tem como objetivo compreender a depressão infantil em uma perspectiva psicossocial; apresentar a definição de depressão infantil, além da forma como ela se manifesta nas crianças e sua sintomatologia. Além disso, será explorado como diferentes abordagens compreendem a depressão infantil. Ademais, realizou-se uma pesquisa bibliográfica narrativa, utilizando bancos de dados eletrônicos, como Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo, Lilacs e Pepsic, por serem os mais completos e possuírem um maior número de artigos científicos relevantes; e físicos, devido à necessidade de se ter acesso a materiais não encontrados por meios digitais. Os resultados apontam que é preciso produzir mais estudos acerca do tema supracitado, para que seja possível compreender com mais clareza os fatores influentes e protetivos que permeiam a patologia, visando a promoção de cuidados voltados para a depressão infantil. Por fim, busca explorar os supostos sinais de alerta a serem identificados e, consequentemente, investir em capacitações para os profissionais saberem diferenciar o transtorno de outros quadros e iniciar adequadamente o tratamento destinado à depressão infantil.


PALAVRAS-CHAVE: Depressão infantil. Psicodiagnóstico infantil. Fatores psicossociais.


Texto completo:

PDF

Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.13885859


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2448-3443