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Diretrizes para Autores

 

 1. Relato de Experiência

Trata-se de um relato descritivo e reflexivo de uma prática a partir de um referencial teórico. Trata-se de indicar os aspectos significativos, as dificuldades e os enfrentamentos necessários na organização e no desenvolvimento da intervenção, bem como os resultados alcançados, buscando contribuir para a divulgação e a troca de ideias em uma área de atuação. Deve ter de 10 a 15 páginas, configuradas com margens: 3,00 cm esquerda e superior; 2,00 cm direita e inferior e paginadas na margem superior direita desde a primeira folha. Em sua estruturação deve-se seguir as seções: 

Título: espaço simples, centralizado em caixa alta, negrito, fonte Arial, tamanho 12. Se houver subtítulo: deve estar sequencialmente na mesma linha do título; centralizado em caixa alta, mas sem negrito.

Autores: listar o nome completo dos autores (sem abreviações e na sequência normal), logo abaixo do título, deixando duas linhas em branco (dois enter) com espaçamento simples em relação ao título. Todos os nomes devem ser alinhados à direita, deixando uma linha em branco (um enter) com espaçamento simples entre os autores, e numerados no canto superior direito. Usar fonte Arial, tamanho 10, sem negrito. No rodapé da primeira página, cada autor, seguindo a mesma numeração colocada abaixo do título, deve informar sua titulação máxima, a instituição de ensino superior (IES) a que está vinculado e seu e-mail. Usar fonte Arial, tamanho 10, com espaço simples. Todas as notas de rodapé são sempre alinhadas à esquerda.

Resumo:  expor suficientemente ao leitor as finalidades, a metodologia, os resultados e a conclusão principal do trabalho, podendo, a partir de sua leitura, dispensar a leitura do texto na íntegra. É composto por frases claras e sucintas e contém as conclusões mais importantes do trabalho, devendo ser redigido em português. Entretanto, é obrigatória a tradução do resumo para um outro idioma - inglês, espanhol, francês ou italiano - obedecendo a mesma formatação do resumo em português. A palavra ‘resumo’ deve estar em fonte Arial, tamanho 12, alinhada à esquerda, com negrito e caixa alta. O texto deve estar logo abaixo da palavra ‘resumo’, separado por um espaçamento simples entre as linhas e deve conter, no mínimo, 150 e, no máximo, 250 palavras, sendo seguido das ‘palavras-chave’. O texto do resumo será justificado em texto sequencial sem o recuo indicador de parágrafo, em espaçamento simples, fonte Arial e tamanho 12. 

Palavras-chave: apresentar um número de 3 a 5 palavras-chave, diretamente relacionadas ao trabalho e aos termos usuais da área de pesquisa, separando-as por ponto. O termo ‘palavras-chave’ deve estar em fonte Arial, tamanho 12, alinhado à esquerda, com negrito e caixa alta. Entre as ‘palavras-chave’ e início do texto (Introdução), deixar duas linhas em branco (dois enter) com espaçamento simples. 

Introdução: apresentar a área de atuação e o objeto do relato, explicitando o objetivo da atividade (formação em psicologia…). A palavra ‘introdução’ deve estar em caixa alta, negrito, fonte Arial, tamanho 12, alinhamento justificado. Deixar uma linha em branco (um enter) com espaçamento 1,5 entre a palavra Introdução e o texto. No texto, usar fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado. Ao final, deixar uma linha em branco (um enter) com espaçamento 1,5 entre o texto e a próxima seção.

Desenvolvimento ou contextualização da atividade prática: apresentar uma caracterização da atividade (local, período, formas de atuação, organização, recursos e critérios de avaliação), articulando-as com a literatura. Apresentar os aspectos mais significativos das atividades práticas, destacando os “resultados ou mudanças” percebidas e as dificuldades identificadas. Aqui, cada artigo poderá ter uma divisão de seção e subseções. O título das seções deve estar em caixa alta, negrito, fonte Arial, tamanho 12, com alinhamento justificado. O título das subseções segue essa mesma formatação, mas não fica em negrito. As seções e subseções são separados do texto que os precedem e sucedem por uma linha em branco (um enter), com espaçamento 1,5. No texto, deve-se usar fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado. Ao final, deixar uma linha em branco (um enter) com espaçamento 1,5 entre o texto e a próxima seção.

Obs.: Lembrem-se de que citação direta longa (com mais de três linhas) é apresentada em parágrafo isolado, com recuo de 4cm da margem esquerda, digitada com espaçamento entrelinhas simples, fonte Arial, tamanho 10 e alinhamento justificado. Usar uma linha em branco (um enter) com espaçamento 1,5 antes e depois dessa citação.

Conclusão ou Considerações finais: apresentar o que a atividade agregou à formação e à área. O título dessa seção deve estar em caixa alta, negrito, fonte Arial, tamanho 12, alinhamento justificado. No texto, usar fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado. Ao final, deixar uma linha em branco (um enter) com espaçamento 1,5 entre o texto e a próxima seção.

Referências: apresentar as obras citadas efetivamente no texto. Todas as referências devem seguir as normas da ABNT, colocadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor. A palavra ‘referências’ deve estar em caixa alta, negrito, fonte Arial, tamanho 12, alinhamento centralizado. Nas referências, usar fonte Arial, tamanho 12, alinhamento à esquerda, espaçamento simples, e separá-las por uma linha em branco (um enter), com espaçamento simples.

 

2. Resenha

Trata-se de uma síntese e reflexão crítica sobre obras recentemente publicadas na área da psicologia ou afins, cujo assunto seja de reconhecida relevância para o campo psicológico. Deve ter de 2 a8 páginas, configuradas com margens: 3,00 cm esquerda e superior; 2,00 cm direita e inferior, e numeradas na margem superior direita desde a primeira folha. Em sua estruturação deve-se seguir as seguintes seções: 

Título da resenha: espaço simples, centralizado em caixa alta, negrito, fonte Arial, tamanho 12. Se houver subtítulo: deve estar sequencialmente na mesma linha do título; centralizado em caixa alta, mas sem negrito.

 Referência da obra resenhada: o nome da obra resenhada, logo abaixo, o(s) autor(es), e, na linha seguinte, o local, a editora, o ano e o número total de páginas da obra. Usar espaçamento simples. Usar negrito para o nome da obra, deixando duas linhas em branco (dois enter) com espaçamento simples em relação ao título da resenha.

Autores: listar o nome completo dos autores (sem abreviações e na sequência normal), logo abaixo do título, deixando uma linha em branco (um enter) com espaçamento simples em relação à referência da obra resenhada. Todos os nomes devem ser alinhados à direita, deixando uma linha em branco (um enter) com espaçamento simples entre os autores, e numerados no canto superior direito. Usar fonte Arial, tamanho 10, sem negrito. No rodapé da primeira página, cada autor, seguindo a mesma numeração colocada abaixo do título, deve informar sua titulação máxima, a instituição de ensino superior (IES) a que está vinculado e seu e-mail. Usar fonte Arial, tamanho 10, com espaço simples. Todas as notas de rodapé são sempre alinhadas à esquerda.

 Síntese da obra: apresentar em um texto contínuo (sem seções) algumas informações relevantes sobre o(s) autor(es) e uma apresentação geral da obra (tema, tese principal, objetivos), contextualizando-a no âmbito das produções e pensamento do(s) autor(es). Essa exposição sintética dos principais pontos da obra deve seguir sua estruturação (capítulos ou partes), destacando as principais teses do autor, seus raciocínios e conclusões. Finalizar o texto com a apresentação de questões suscitadas pela leitura, diálogos possíveis com outras obras/áreas; valor e alcance da obra, limitações. Deve-se usar fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado. Ao final do texto, deixar uma linha em branco (um enter) com espaçamento 1,5 entre o texto e a próxima seção.

Referências: apresentar a obra resenhada e demais obras citadas efetivamente no texto. Todas as referências devem seguir as normas da ABNT, colocadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor. A palavra ‘referências’ deve estar em caixa alta, negrito, fonte Arial, tamanho 12, alinhamento centralizado. Nas referências, usar fonte Arial, tamanho 12, alinhamento à esquerda, espaçamento simples, e separá-las por uma linha em branco (um enter), com espaçamento simples.

 3. Trabalho Acadêmico Disciplinar

 

Trata-se de um texto resultado de uma atividade avaliativa, como parte da aprendizagem e aprofundamento do conhecimento em uma disciplina curricular. Deve ter de 10 a15 páginas, configuradas com margens: 3,00 cm esquerda e superior; 2,00 cm direita e inferior e paginadas na margem superior direita desde a primeira folha. Em sua estruturação deve-se seguir as seções: 

Título: espaço simples, centralizado em caixa alta, negrito, fonte Arial, tamanho 12. Se houver subtítulo: deve estar sequencialmente na mesma linha do título; centralizado em caixa alta, mas sem negrito.

Autores: listar o nome completo dos autores (sem abreviações e na sequência normal), logo abaixo do título, deixando duas linhas em branco (dois enter) com espaçamento simples em relação ao título. Todos os nomes devem ser alinhados à direita, deixando uma linha em branco (um enter) com espaçamento simples entre os autores, e numerados no canto superior direito. Usar fonte Arial, tamanho 10, sem negrito. No rodapé da primeira página, cada autor, seguindo a mesma numeração colocada abaixo do título, deve informar sua titulação máxima, a instituição de ensino superior (IES) a que está vinculado e seu e-mail. Usar fonte Arial, tamanho 10, com espaçamento simples. Todas as notas de rodapé são sempre alinhadas à esquerda.

Resumo:  expor suficientemente ao leitor as finalidades, metodologia, resultados e conclusão do trabalho, podendo, a partir de sua leitura, dispensar a leitura do texto na íntegra. É composto por frases claras e sucintas e contém as conclusões mais importantes do trabalho, devendo ser redigido em português. Entretanto, é obrigatória a tradução do resumo para um outro idioma - inglês, espanhol, francês ou italiano - obedecendo a mesma formatação do resumo em português. A palavra ‘resumo’ deve estar em fonte Arial, tamanho 12, alinhada à esquerda, com negrito e caixa alta. O texto deve estar logo abaixo da palavra ‘resumo’, separado por um espaçamento simples entre as linhas e deve conter, no mínimo, 150 e, no máximo, 250 palavras, sendo seguido das ‘palavras-chave’. O texto do resumo será justificado em texto sequencial sem o recuo indicador de parágrafo, em espaçamento simples, fonte Arial e tamanho 12. 

Palavras-chave: apresentar um número de 3 a 5 palavras-chave, diretamente relacionadas ao trabalho e aos termos usuais da área de pesquisa, separando-as por ponto. O termo ‘palavras-chave’ deve estar em fonte Arial, tamanho 12, alinhado à esquerda, com negrito e caixa alta. Entre as ‘palavras-chave’ e início do texto (Introdução), deixar duas linhas em branco (dois enter) com espaçamento simples. 

Introdução: apresentar e delimitar o assunto trabalhado, bem como os objetivos e a hipótese principal (se for o caso), situando o tema e a abordagem teórica que o fundamenta. A palavra ‘introdução’ deve estar em caixa alta, negrito, fonte Arial, tamanho 12, alinhamento justificado. Deixar uma linha em branco (um enter) com espaçamento de 1,5 entre a palavra ‘Introdução’ e o texto. No texto, usar fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado. Ao final, deixar uma linha em branco (um enter) com espaçamento1,5 entre o texto e a próxima seção.

Desenvolvimento: apresentar de forma ordenada e detalhada o tema trabalhado, conforme embasamento teórico utilizado (na forma de citações diretas e indiretas, segundo as normas da ABNT). Aqui, cada artigo poderá ter uma divisão de seção e subseções. O título das seções deve estar em caixa alta, negrito, fonte Arial, tamanho 12, com alinhamento justificado. O título das subseções segue essa mesma formatação, mas não fica em negrito. As seções e subseções são separados do texto que os precedem e sucedem por uma linha em branco (um enter), com espaçamento 1,5. No texto, deve-se usar fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado. Ao final, deixar uma linha em branco (um enter) com espaçamento 1,5 entre o texto e a próxima seção.

Obs.: Lembrem-se de que citação direta longa (com mais de três linhas) é apresentada em parágrafo isolado, com recuo de 4cm da margem esquerda, digitada com espaçamento entrelinhas simples, fonte Arial, tamanho 10 e alinhamento justificado. Usar uma linha em branco (um enter) com espaçamento 1,5 antes e depois dessa citação.

Conclusão ou Considerações finais: apresentar as principais conclusões do trabalho, conforme os objetivos inicialmente apresentados. O título dessa seção deve estar em caixa alta, negrito, fonte Arial, tamanho 12, alinhamento justificado. No texto, usar fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado. Ao final, deixar uma linha em branco (um enter) com espaçamento 1,5 entre o texto e a próxima seção.

Referências: apresentar as obras citadas efetivamente no texto. Todas as referências devem seguir as normas da ABNT, colocadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor. A palavra ‘referências’ deve estar em caixa alta, negrito, fonte Arial, tamanho 12, alinhamento centralizado. Nas referências, usar fonte Arial, tamanho 12, alinhamento à esquerda, espaçamento simples, e separá-las por uma linha em branco (um enter), com espaçamento simples.

 4. Entrevista

Trata-se da apresentação de uma conversa/diálogo com profissionais, professores e pesquisadores (internos ou externos ao UniAcademia) de reconhecida relevância, abordando informações relevantes, inovações e promovendo reflexões. Nesse tipo de submissão é necessário o consentimento do(a) entrevistado(a) para a publicação na revista, indicando, inclusive, o entrevistador. Caso a entrevista tenha sido realizada oralmente, o(a) entrevistador(a) deverá transcrever as informações da forma mais fidedigna aos relatos verbais. Deve ter de 2 a 8 páginas, configuradas com margens: 3,00 cm esquerda e superior; 2,00 cm direita e inferior e paginadas na margem superior direita desde a primeira folha. Em sua estruturação deve-se seguir as seguintes seções: 

 Título da entrevista: espaço simples, centralizado em caixa alta, negrito, fonte Arial, tamanho 12. Se houver subtítulo: deve estar sequencialmente na mesma linha do título; centralizado em caixa alta, mas sem negrito.

 Autores: listar o nome completo dos autores (sem abreviações e na sequência normal), logo abaixo do título, deixando duas linhas em branco (dois enter) com espaçamento simples em relação ao título. Todos os nomes devem ser alinhados à direita, deixando uma linha em branco (um enter) com espaçamento simples entre os autores, e numerados no canto superior direito. Usar fonte Arial, tamanho 10, sem negrito. No rodapé da primeira página, cada autor, seguindo a mesma numeração colocada abaixo do título, deve informar sua titulação máxima, a instituição de ensino superior (IES) a que está vinculado e seu e-mail. Usar fonte Arial, tamanho 10, com espaço simples. Todas as notas de rodapé são sempre alinhadas à esquerda.

Introdução: apresentação do/a entrevistado/a (breve currículo: filiação institucional, linha de pesquisa, principais publicações e área de atuação); objetivo e contextualização da entrevista. A palavra ‘introdução’ deve estar em caixa alta, negrito, fonte Arial, tamanho 12, alinhamento justificado. Deixar uma linha em branco (um enter) com espaçamento 1,5 entre a palavra Introdução e o texto. No texto, usar fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado. Ao final, deixar uma linha em branco (um enter) com espaçamento de 1,5 entre o texto e a próxima seção.

 Desenvolvimento: apresentação na forma de perguntas seguidas de respostas. (p.ex., Pergunta 1 - (seguida de) Resposta 1; Pergunta 2 - (seguida de) Resposta 2). Deve-se usar fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado. Todas as perguntas devem estar em negrito.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O trabalho é original, inédito e não está sendo avaliado para publicação por outra revista.

  2. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para os Autores.

  3. Os(as) autores(as) submeteram dois arquivos - um arquivo com o nome dos autores e outro arquivo sem a identificação dos autores. Para manter o anonimato dos autores é essencial retirar as informações contidas nas “propriedades” do Microsoft Word. (clicar na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar).

  4. Os autores enviaram a Carta de Submissão e Publicação que expressa a transferência de direitos autorais a Psique: relatos acadêmicos (conferir modelo disponibilizado em Diretrizes para os Autores).

  5. Os autores enviaram o Termo de Responsabilidade Autoral, assumindo plena responsabilidade pela originalidade e autoria do trabalho, isentando a Psique: relatos acadêmicos de qualquer possível implicação jurídica (conferir modelo disponibilizado em Diretrizes para os Autores).

  6. O caso de trabalho previamente aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa, os autores informaram o número do parecer consubstanciado.

     

 

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