Políticas Editoriais

Foco e Escopo

PSIQUE: Periódico eletrônico semestral vinculado ao Curso de Psicologia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) - Minas Gerais, Brasil.
 
MISSÃO: A revista PSIQUE busca publicar artigos científicos, de autores internos e externos ao Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), que contribuam para o avanço da produção e a divulgação do conhecimento científico no campo da Psicologia em suas diversas áreas, teorias e interfaces.

 

Políticas de Seção

ARTIGOS/ARTICLES

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

APRESENTAÇÃO/PRESENTATION

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

APRESENTAÇÃO

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Psique submete os trabalhos, sem identificação do(s) autor(es), à apreciação de dois pareceristas que integram o Conselho Consultivo ou são especialmente designados como avaliadores ad hoc. Caso haja divergências entre os pareceristas o trabalho será enviado a um terceiro consultor. A publicação poderá ser condicionada às adequações solicitadas pelo Conselho Editorial. A seleção leva em consideração a relevância temática e a qualidade metodológica e científica, organizadas no respeito às normas da ABNT. O conteúdo e a exatidão das citações são de inteira responsabilidade dos autores e o envio desses trabalhos implica na concessão dos direitos autorais relativos a esta publicação. Os autores receberão informes do andamento dos trabalhos no Conselho Editorial. O Conselho Editorial reserva-se ao direito de decidir sobre a oportunidade de publicações.

O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais  à REVISTA PSIQUE. Solicita-se aos autores assinalarem o termo-declaração que expressa a transferência de direitos autorais, a afirmação da originalidade do texto e de sua publicação e sobre a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo). Solicita-se também informar, caso existam, os órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa objeto do artigo.

Os textos serão submetidos à revisão de língua portuguesa. A Comissão Editorial reserva-se o direito de apontar correções necessárias, em primeira avaliação, nos trabalhos recebidos, devolvendo-os aos autores para sua devida adequação às normas da revista. O mesmo ocorre com os artigos aprovados, cujos autores serão notificados sobre as possíveis alterações indicadas pelos avaliadores, e, uma vez revistos pelos autores, deverão ser devolvidos em um prazo de 20 dias úteis. 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.