A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO POR CATEGORIA NA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE EM UMA REDE DE SUPERMERCADOS: O CASO “PAIS E FILHOS”

Maria Eduarda CARVALHO, Sebastião ALVES

Resumo


Este trabalho visa analisar a importância de colocar o cliente no centro da estratégia empresarial, garantindo que as decisões de negócios sejam mais precisas, proporcionando uma melhor experiência ao cliente e contribuindo positivamente para os resultados financeiros. Neste contexto, o foco é a estratégia de gerenciamento por categoria, que organiza de maneira ideal os produtos nas gôndolas do supermercado. Essa estratégia inclui o uso do Planograma, uma ferramenta baseada na Árvore de Decisões do Consumidor, que busca melhorar a experiência de compra. Por meio de um estudo de caso no Pais e Filhos Supermercados, com foco na categoria de lavaroupas, foram coletados dados através de observações e entrevistas. O planejamento desenvolvido teve como base as estratégias definidas pela diretoria da empresa e foi implementado com uma expectativa de incrementar as vendas e os resultados financeiros em 3%. Este trabalho tem como objetivo não apenas contribuir para a melhoria prática no setor de varejo, mas também servir como material de estudo para futuros acadêmicos, fomentando o desenvolvimento de pesquisas externas para o marketing de varejo supermercadista no Brasil.

 

 

Palavras-chave: Gerenciamento de Categoria. Planograma. Supermercado. Cliente. Árvore de decisões.


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