Qualidade de vida no trabalho: a percepção de bem-estar dos servidores públicos de uma autarquia municipal
Resumo
A gestão pública brasileira passou por transições de modelos administrativos e com a Nova Gestão Pública o Estado modificou sua forma de atuação para que os serviços fossem desempenhados com maior eficiência e qualidade pelos servidores, foco na melhoria da produtividade. Esse contexto tornou relevante as questões sobre Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público. Diante disso, quais são os principais fatores percebidos pelos servidores públicos para a melhoria do processo de Qualidade de Vida no Trabalho? O objetivo geral deste estudo foi compreender a percepção que alguns servidores públicos têm sobre os fatores de QVT por entender que o processo precisa ser otimizado de acordo com as necessidades dos mesmos. Para tanto a pesquisa se caracterizou quanto aos seus diferentes aspectos como pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, numa perspectiva qualitativa e quantitativa. O diagnóstico da QVT feito no estudo se baseou numa adaptação do modelo BPSO-SP (BioPsicoSocial Organizacional do Serviço Público) da Doutora Ana Cristina Limongi-França, pelo qual foi possível identificar maiores índices de satisfação quanto à dimensão organizacional e insatisfação na percepção dos indivíduos pesquisados em relação à dimensão biológica, embora se entenda que a análise tem que ser feita de forma interdependente como propõe o modelo, o que também foi evidenciado no estudo.
Palavras-chave: Qualidade de vida. Bem-estar. Servidores públicos. Nova gestão pública. Satisfação no trabalho.
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PDFReferências
https://doi.org/10.5281/zenodo.13774503
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