AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS: uma pesquisa-ação aplicada a uma empresa supermercadista

Pedro Vieira Versieux, Patrícia Maia do Vale Horta

Resumo


O objetivo deste artigo foi mostrar a implementação, em uma empresa do ramo supermercadista, de um modelo de avaliação de desempenho baseado em competências em substituição a um modelo de avaliação de desempenho tradicional visando melhoria nos indicadores das lideranças intermediárias das lojas, dentre outras possibilidades de ganhos. Para esta finalidade foram realizados estudos bibliográficos sobre os temas de Avaliação de Desempenho e Competências para poder aplicar estes conteúdos de forma analítica nos processos da empresa, somados a entrevistas por grupos focais e análises documentais, o que permitiu os resultados advindos da implantação observados por meio de análise comparativa de indicadores de rotatividade, absenteísmo, horas extras e produtividade. Há evidências de que a adoção de um sistema de avaliação de desempenho por competências sistematizado, por permitir a geração interna de feedbacks e acompanhamentos regulares e recorrentes por parte da liderança intermediária resultou em uma redução de três dos quatro indicadores analisados no período estudado: janeiro a julho de 2018 e 2019.

Palavras – chave : Gestão de Pessoas. Gestão de Competências. Avaliação de Desempenho por Competências.Liderança Intermediária. Indicadores de Gestão de Pessoas

 


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Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.13838834


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