RETROMANIA: A nostalgia na tradução da contemporaneidade.
Resumo
O presente artigo integra parte dos requisitos necessários para a conclusão do curso Tecnológico Superior em Design de Moda do Centro Universitário UniAcademia e consiste no desenvolvimento de uma coleção de moda, composta por cinco modelos, a partir da pesquisa sobre as relações entre a moda e o estilo de vida nostálgico que busca suas referências em décadas passadas; neste contexto, a década de 1980 é o recorte escolhido para este trabalho. Para tal, se introduz o conceito de memória coletiva enquanto sustentação da perpetuação da nostalgia através do tempo, encaminhando esse fenômeno para a atualidade como aquilo que caracteriza o tema escolhido: a retromania. Como forma de demonstrar esse estudo na prática, foram selecionados três perfis na rede social Instagram como instrumentos da propagação da fenomenologia nas comunidades digitais. A fim de possibilitar a discussão desses pontos de convergência, a metodologia de pesquisa adotada teve como base a pesquisa bibliográfica e imagética, tendo como principal embasamento teórico os autores Maurice Halbwachs (1990), Barbara Stern (1992) e Katharina Niemeyer (2014). Como resultado da pesquisa, se propõe o desenvolvimento da coleção Retromania.
Palavras-chave: Design de moda. Retromania. Memória. Nostalgia.
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https://doi.org/10.5281/zenodo.14036230
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