RETROMANIA: A nostalgia na tradução da contemporaneidade.

Samantha Ribeiro de Oliveira, Fernanda Bonizol Ferrari

Resumo


O presente artigo integra parte dos requisitos necessários para a conclusão do curso
Tecnológico Superior em Design de Moda do Centro Universitário UniAcademia e
consiste no desenvolvimento de uma coleção de moda, composta por cinco
modelos, a partir da pesquisa sobre as relações entre a moda e o estilo de vida
nostálgico que busca suas referências em décadas passadas; neste contexto, a
década de 1980 é o recorte escolhido para este trabalho. Para tal, se introduz o
conceito de memória coletiva enquanto sustentação da perpetuação da nostalgia
através do tempo, encaminhando esse fenômeno para a atualidade como aquilo que
caracteriza o tema escolhido: a retromania. Como forma de demonstrar esse estudo
na prática, foram selecionados três perfis na rede social Instagram como
instrumentos da propagação da fenomenologia nas comunidades digitais. A fim de
possibilitar a discussão desses pontos de convergência, a metodologia de pesquisa
adotada teve como base a pesquisa bibliográfica e imagética, tendo como principal
embasamento teórico os autores Maurice Halbwachs (1990), Barbara Stern (1992) e
Katharina Niemeyer (2014). Como resultado da pesquisa, se propõe o
desenvolvimento da coleção Retromania.


Palavras-chave: Design de moda. Retromania. Memória. Nostalgia.


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