Scan Quiz: Um Sistema de Aprendizagem Móvel Gamificado para Aumentar a Motivação do Aprendiz

Douglas Davi de Souza Romano, Frâncila Weidt Neiva

Resumo


O mundo está caminhando para um futuro mais automatizado. Destarte os alunos necessitam de um aprendizado cada vez mais sólido e eficiente para se tornarem profissionais qualificados. Com as metodologias tradicionais adotadas pelas instituições, os estudantes tem se mostrado cada vez mais desmotivados.  O objetivo do presente trabalho é criar um artefato computacional com elementos de gamificação, que possa impactar positivamente na motivação dos alunos. A plataforma desenvolvida é um web app de quiz onde as perguntas são acessadas através do QR code. Para avaliar se houve um aumento na motivação dos alunos, foi realizado uma avaliação. Os participantes foram divididos em um grupo de controle e um grupo experimental. As evidências coletadas durante a avaliação apontaram para um maior nível de motivação nos participantes que usaram a solução proposta. Como trabalho futuro, percebeu-se a oportunidade de melhorias a serem exploradas, como a inserção de novos elementos de gamificação.

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