Utilização de Gameficação na implementação de uma ferramenta de apoio ao aprendizado de algoritmos

Gustavo Reis Rocha Pitta Travnik, Giuliano Prado Moraes Giglio

Resumo


A premissa básica  é  que  a  necessidade  de  contrapor à  “tradição”, a “inovação” requer dos profissionais de educação novas  abordagens  no  ensino  escolar, particularmente na educação superior, devido ao crescimento do desinteresse dos alunos com os métodos tradicionais de ensino, tendo visto as diferentes abordagens tecnológicas que conseguem despertar maior motivação dos alunos ao aprendizado real. No ensino de algoritmos computacionais isso não foge à regra, sendo uma disciplina primordial para a área de computação. Os jogos computacionais são um exemplo de tecnologia atrativa à geração atual na capacitação profissional. Portanto, esse trabalho consiste em utilizar a gameficação na elaboração de uma proposta alternativa de elaboração de um jogo educativo para apoio ao ensino de algoritmos nas disciplinas que abordam o assunto, promovendo uma maior motivação aos alunos na obtenção do conhecimento de seus conceitos básicos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.