INDÍCIOS INTERPRETATIVOS DO PENSAMENTO JORNALÍSTICO DE CECÍLIA MEIRELES (1930/1933): UM PERCURSO HERMENÊUTICO

Rosângela Veiga Júlio Ferreira, Regina Lúcia Meirelles

Resumo


A perspectiva teórico-metodológica pautada na concepção da fenomenologiahermenêutica vista sob o olhar do hermeneuta francês Paul Ricoeur mostrase como possibilidade de entender o humano como um ser de historicidade. Este texto visa pensar esse arcabouço metodológico como possibilidade de interpretação de fontes históricas através da análise dos indícios deixados pela jornalista e educadora Cecília Meireles em suas produções escritas publicadas no Diário de Notícias do Rio de Janeiro, na Página de Educação. Além de dirigir
essa Página, Cecília apresenta na coluna Comentários discussões sobre educação, infância, família, política entre outros. A interpretação da obra cunhada nesse espaço jornalístico atribui sentidos para o processo de compreensão de um tempo outro, ultrapassando as barreiras cronológicas de sua produção. Diante da interpretação do corpus discursivo, podemos afirmar que Cecília acredita ser um
elemento fundamental do movimento de renovação educacional pensar um lugar para a criança nos debates educacionais de 1930.

Palavras-chave: Cecília. Infância. Hermenêutica


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



INDEXADORES
 
Latindex * Livre  *  Diadorim  *  Google Scholar  *  Sherpa Romeo
 
WorldCat   *  Elektronische Zeitschriften  *  Stabikat  *  ESJ