A MAQUETE FÍSICA NO ENSINO DE TOPOGRAFIA PARA ARQUITETOS E URBANISTAS

Aline Calazans MARQUES, Aline de Barros PIMENTA

Resumo


O artigo apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida pela equipe do Ateliê de Maquetes e Modelos do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). O ensino das questões inerentes à compreensão espacial do terreno tem sido um constante desafio que envolve disciplinas de representação gráfica, projeto arquitetônico e topografia. No sentido de colaborar para o ensino deste conteúdo interdisciplinar, o Ateliê investiu esforços na elaboração de uma maquete física de cunho didático. O objetivo deste artigo é apresentar o processo de elaboração de tal maquete, assim como seu resultado final. Acredita-se que a divulgação deste produto pode vir a colaborar para novas criações na área, favorecendo, por consequência, o ensino. Como estratégia metodológica para o desenvolvimento da pesquisa, destacam-se dois referenciais: (i) a investigação bibliográfica acerca da utilização de maquetes no ensino de Arquitetura e Urbanismo; e, (ii) o reconhecimento de conteúdos e demandas específicas da disciplina de topografia. Os resultados obtidos convergem para o potencial da maquete física como ferramenta didática de auxílio ao ensino de questões espaciais, em especifico, para a pesquisa aqui apresentada, questões espaciais relativas ao terreno.

Palavras-chave: Maquete de estudo. Maquete de topografia. Ensino em Arquitetura e Urbanismo. 


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