HUSSEIN CHALAYAN: A MODA E A ARTE PAUTADAS PELAS “NOÇÕES DE OBRA DE ARTE”, DE JEAN-MARIE SCHAEFFER

Javer Volpini, Afonso Celso de Carvalho Rodrigues

Resumo


Este trabalho se propõe a uma análise sobre o vestido “Airplane” de Hussein Chalayan, objetivando trazer à tona a discussão Arte-Moda, pautada nas referências do texto “A noção de obra de arte” de Jean-Marie Schaeffer. Nesse texto, o autor descreve as possibilidades de verificação de um objeto como obra de arte, a partir de cinco noções básicas: genética, genérica, semiótica, institucional, inclusão/exclusão - e será através delas que se pretende estabelecer um diálogo sobre a proposição do vestido de Chalayan nos repertórios da arte mídia. Não se espera afirmar que a obra de Chalayan faça parte desse repertório, tão menos que não o faça. No entanto, levantar essas questões pode ser de grande valia como um exercício de reflexão sobre a complexa plataforma das relações entre a arte e a moda.

Palavras-chave: Arte. Moda. Noções de obra de arte. Hussein Chalayan.


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