LÚCIO CARDOSO NO CONTEXTO DO ROMANCE DE 30: UM INTIMISTA
Resumo
O alinhamento de Lúcio Cardoso (1912-1968) com a literatura intimista de Cornélio Penna e Octavio de Faria marca o segundo momento do Modernismo de 1922. Sua trajetória literária é acompanhada no presente artigo utilizando-se da comparação entre alguns de seus escritos mais significativos com os dois mais importantes romances de Cornélio Penna e Octavio de Faria, Fronteira (1933) e Mundos mortos (1937), respectivamente. O trabalho de Lúcio se estabeleceu a partir de crescente distanciamento da tendência social do romance de 30 para um volumoso romance psicológico, e se deu principalmente pelo mergulho no caráter introspectivo e na subjetividade das personagens, culminando em um novo rumo em termos temáticos e estruturais. A boa repercussão crítica e de público do romance inaugural, Maleita, (1934) do jovem escritor, ainda aos 22 anos, apontava para uma promessa de sucesso como engajado nas questões do romance social. Tal promessa, porém, se viu frustrada quando Lúcio apresentou, um ano depois, Salgueiro, romance com processo de individuação de personagens e sua consequente tomada de rumo como resultantes de escolhas pessoais, e não de um grupo que reivindica justiça social ou denuncia exploração classes. Importantes nomes de uma escritura já intimista, Cornélio Penna e Octavio de Faria são aqui aproximados a Lúcio Cardoso no que diz respeito a temática e estrutura de algumas de suas obras. Tais aspectos, além da relação pessoal de amizade entre esses escritores, fizeram da produção cardosiana singular e, ao mesmo tempo, identificada com um seleto grupo de autores brasileiros do romance de 30.
Palavras-chave: Lúcio Cardoso. Romance de 30. Escritores intimistas. Cornélio Penna. Octavio de Faria.
ABSTRACT
Brazilian writer Lúcio Cardoso’s (1912-1968) literary trajectory was marked by a progressive distancing from the so-called 1930’s novels, which had a strong commitment to portray Brazilian economic and political contexts. His literary production became rather identified with a psychologically oriented set of works like the ones by Cornélio Penna and Octavio de Faria. After the good repercussion of Cardoso’s inaugural novel Maleita (1934), which was associated with the social interests of the social novel, the 22-year-old writer took a different path, creating works increasingly delved towards introspective characters in short stories and novels. It is such a writing trajectory that is analyzed in this article through comparisons established with two important literary pieces by significant writers from the second moment of the 1922’s Modernist movement: Cornélio Penna’s Mundos mortos (1937) and Octavio de Faria’s Fronteira (1933), two of the most important Brazilian intimistas authors. Besides Cardoso’s close friendship to Penna and Faria, there is more to the relationship among their literary pieces, which compound a select group of Brazilian writers at the time.
Keywords: Lúcio Cardoso. Romance de 30. Escritores intimistas. Cornélio Penna. Octavio de Faria.
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