LEITURA, LITERATURA E MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR POR MAIS INTERSEÇÕES E MENOS SUBTRAÇÕES

Valéria Cristina Ribeiro Pereira, Darlan Natal Rodrigues

Resumo


Este artigo reflete sobre a necessidade de encontrar as conexões entre a leitura, a literatura e a matemática, com o objetivo de ampliar os diálogos nas citadas áreas, nos espaços de interseções que carregam pontos facilitadores de promoção do entendimento para ambas. Por isso, torna-se inevitável recorrermos às teorias que se ocupam dos estudos sobre interdisciplinaridade, pois os respaldos para nossas reflexões encontram sustentação nesse campo teórico. Por meio das pesquisas realizadas sobre o tema aqui proposto, é possível destacar que, para os autores elencados, tais como Kleiman, Alves, Machado, Pereira, Salles, Santos, Pinto, Dering e outros, com afirmações que repercutem direta ou indiretamente, no contexto escolar, a interdisciplinaridade representa um recurso metodológico fundamental para a prática pedagógica que se concretiza a partir da interação entre os atores envolvidos. Essa perspectiva coloca-nos a interdisciplinaridade como diálogo possível para a literatura e a matemática, num campo de mais interseções e menos subtrações, cuja coerência na construção do conhecimento somente pode-se dar alicerçada nessas bases. 


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Referências


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