ARTE-EDUCAÇÃO: UMA FORMA DE EXPRESSÃO DO ADOLESCENTE EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA
Resumo
A arte-educação desempenha um papel significativo no desenvolvimento de adolescentes em medidas socioeducativas, promovendo interações construtivas e estimulando a reflexão crítica, utilizando a democratização do acesso à arte e à cultura como ferramenta de inclusão social. Este artigo analisou a arte-educação como uma forma de expressão para adolescentes em privação de liberdade, além de ter examinado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as medidas socioeducativas, explorando o contexto psicossocial desses adolescentes. A arte-educação foi apresentada como uma prática educativa que permite a expressão da subjetividade e o desenvolvimento pessoal, reforçando o acesso à cultura como um direito. Com base em revisão narrativa, o estudo destacou a urgência de políticas públicas que promovam o acesso à arte e à educação inclusiva, essenciais para quebrar o ciclo de exclusão e desigualdade que afeta, de forma desproporcional, adolescentes negros e de baixa renda. Embora não resolva todas as questões que se apresentam no contexto, a arte-educação surge como uma alternativa eficaz para oferecer uma forma de expressão e desenvolvimento a jovens em conflito com a lei.
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