JOGOS ONLINE COMO DISPOSITIVO DE SOCIALIZAÇÃO PARA ADULTOS COM MAIS DE 25 ANOS
Resumo
Os jogos online estão presentes nos lares das pessoas e apresentam-se como motivo de constantes discussões sobre os seus efeitos, positivos e negativos, na vida de quem os adota como meio de socialização e entretenimento. Assim, torna-se importante uma leitura mais equilibrada sobre esse tema uma vez que, nos últimos anos, os jogos se tornaram mais realistas e facilitadores para a conexão social. Esse trabalho teve como objetivo avaliar se o uso dos jogos online como um dispositivo de socialização aplica-se ao público adulto com 25 anos ou mais, e nesse caso, se também pôde auxiliar como um moderador para a preservação da saúde mental durante a pandemia da COVID-19. Para essa pesquisa primeiro foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos, almejando entender a relação dos jogos online com a socialização e, um questionário, com fins exploratórios, aplicado em 38 participantes com mais de 25 anos. A análise qualitativa, a partir das respostas do questionário, mostraram que os participantes da pesquisa usam o ambiente online para se socializarem e fazer amizades que, inclusive, podem transpor os limites do ambiente online para o presencial. Durante a pandemia da COVID-19, no isolamento social, o ato jogar online exerceu um importante papel protetivo para a saúde mental e socialização dos entrevistados. Os resultados obtidos não podem ser generalizados para diferentes públicos pela faixa etária abrangida e diversidade da amostra pesquisada, contudo oferecem suporte para estudos futuros almejando compreender melhor a temática em questão com amostras mais delimitadas.
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