JOGOS ONLINE COMO DISPOSITIVO DE SOCIALIZAÇÃO PARA ADULTOS COM MAIS DE 25 ANOS

Regina Céli de Carvalho Costa, Gisele de Rezende Franco

Resumo


Os jogos online estão presentes nos lares das pessoas e apresentam-se como motivo de constantes discussões sobre os seus efeitos, positivos e negativos, na vida de quem os adota como meio de socialização e entretenimento. Assim, torna-se importante uma leitura mais equilibrada sobre esse tema uma vez que, nos últimos anos, os jogos se tornaram mais realistas e facilitadores para a conexão social. Esse trabalho teve como objetivo avaliar se o uso dos jogos online como um dispositivo de socialização aplica-se ao público adulto com 25 anos ou mais, e nesse caso, se também pôde auxiliar como um moderador para a preservação da saúde mental durante a pandemia da COVID-19. Para essa pesquisa primeiro foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos, almejando entender a relação dos jogos online com a socialização e, um questionário, com fins exploratórios, aplicado em 38 participantes com mais de 25 anos. A análise qualitativa, a partir das respostas do questionário, mostraram que os participantes da pesquisa usam o ambiente online para se socializarem e fazer amizades que, inclusive, podem transpor os limites do ambiente online para o presencial. Durante a pandemia da COVID-19, no isolamento social, o ato jogar online exerceu um importante papel protetivo para a saúde mental e socialização dos entrevistados. Os resultados obtidos não podem ser generalizados para diferentes públicos pela faixa etária abrangida e diversidade da amostra pesquisada, contudo oferecem suporte para estudos futuros almejando compreender melhor a temática em questão com amostras mais delimitadas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.