ASPECTOS NEUROCOGNITIVOS DA AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PRECOCE NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Resumo
O processo de aquisição de linguagem em crianças autistas é caracterizado por peculiaridades e por uma complexidade multifatorial, uma vez que envolve questões ambientais, neurocognitivas e sociais. Por essa razão, o interesse em compreender melhor essas questões, buscar avanços e preencher lacunas de conhecimento no tema é de extrema importância quando se pensa em melhorar a qualidade de vida das crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como a de seus familiares e cuidadores. Este artigo classifica-se como uma revisão bibliográfica narrativa, de caráter exploratório e qualitativo, reunindo e analisando informações já existentes a respeito do tema. Desse modo, foi pesquisada a relação entre a Teoria da Mente, os desafios do desenvolvimento da linguagem pragmática e outros aspectos relevantes da aquisição de linguagem no TEA por um viés neurocientífico, cognitivo e comportamental. Por fim, foi apresentada a importância de uma intervenção adequada, eficaz e precoce nesses casos, que seja capaz de auxiliar no desenvolvimento das competências sócio-emocionais e, consequentemente, comunicativas das crianças no TEA. Conclui-se, a partir da revisão realizada, que os estudos sobre aquisição de linguagem no TEA e suas possíveis intervenções se mostram relevantes à medida que contribuem para a melhora na qualidade de vida desses indivíduos.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.