O BRINCAR TRADICIONAL COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUBJETIVIDADE INFANTIL: AS IMPLICAÇÕES DE NOVAS EXPERIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

Michelle Aparecida Leal Eveling, Cássia Maria Tasca Duarte Sartori

Resumo


O presente estudo objetivou analisar o brincar tradicional e tecnológico na expressão
simbólica infantil e na sua relação com o desenvolvimento psicoemocional da criança.
Esboçou uma forma de relativizar como o brincar tradicional serve de instrumento para
o desenvolvimento da subjetividade infantil diante das implicações de novas
experiências tecnológicas. Em um mundo totalmente informatizado e com uma gama
de informações cada vez mais ascendente, crianças e adolescentes se prendem ao
mundo virtual deixando no esquecimento os aspectos lúdicos e tradicionais do brincar
em busca de novas experiencias. Para a construção do artigo foi realizada uma
pesquisa bibliográfica exploratória em meio eletrônico e impresso, utilizando como
marco teórico o período das duas últimas décadas, além de literaturas tradicionais
sobre o tema de desenvolvimento infantil. O artigo é apresentado em três momentos
distintos, sendo o primeiro, a contextualização do cenário do brincar tradicional como
ferramenta para o desenvolvimento da subjetividade infantil. Já o segundo abordou o
universo das novas experiências tecnológicas apresentadas no mondo virtual e, por
fim, a análise desses dois eixos na realidade do brincar infantil e o desenvolvimento
da subjetividade infantil atualmente. Dessa forma, a partir da leitura de Cotonhoto e
Rossetti (2016), se concluiu que a Psicologia do Desenvolvimento tem muito a
contribuir com os conhecimentos acerca das implicações dos jogos eletrônicos e
videogames, entretanto, o brincar tradicional também se desponta como um
mecanismo de suma importância para o desenvolvimento infantil.


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