LEVANTAMENTO DE MICROAGRESSÕES CONTRA MINORIAS DE ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO EM UM CURSO DE PSICOLOGIA

Higor Flávio de Oliveira Machado, Thaís Cristina Pereira Ferraz

Resumo


As microagressões são oriundas de comportamentos enraizados que perpetuam o preconceito, manifestando-se de formas sutis ou não intencionais de discriminação e repressão direcionadas a grupos minoritários. Este artigo apresenta uma investigação sobre a interação entre microagressões contra minorias de gênero e orientação sexual atrelada às práticas culturais no Brasil e na formação em psicologia. Considerado que preconceito e discriminação podem estar presentes no contexto acadêmico, busca-se verificar ocorrências microagressões contra estudantes LGBTs, em estudantes de uma graduação em Psicologia, em uma universidade na Zona da Mata Mineira. Nesse sentido, esta pesquisa, de caráter exploratório, foi estruturada de acordo com dois estudos. O primeiro, no qual foi realizada uma revisão narrativa de literatura, apresentou por objetivo rastrear as raízes históricas da heteronormatividade, discriminação e coerção social, explorando o papel da Análise do Comportamento na compreensão dessas dinâmicas. O segundo buscou levantar dados sobre microagressões em alunos LGBTs, maiores de 18 anos, no curso de psicologia, de uma universidade no Sudeste de Minas Gerais. Este estudo de campo utilizou a metodologia por amostragem bola de neve, segundo a qual 93 estudantes de psicologia responderam a um questionário estruturado, autodirigido, composto por questões relacionadas a compreensão do conceito de microagressão, identificação de sua ocorrência e avaliação sobre como o curso aborda esse fenômeno. A pesquisa apresentou dados relevantes sobre a formação em Psicologia, destacando a ocorrência de microagressões e indicando possíveis lacunas na formação relacionadas a esse tema. Além disso, foram sugeridas medidas afirmativas, as quais receberam apoio dos participantes como uma estratégia potencialmente eficaz. Este trabalho tem como proposta estimular o debate e criar oportunidades para a implementação de práticas afirmativas direcionadas às pessoas LGBTs no contexto do curso de Psicologia. Espera-se promover a adoção de discussões sobre as práticas de microagressão e examinar o papel e a formação do psicólogo em relação a essas questões.

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Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.12827206


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